Comunidade Terapêutica

O tratamento é feito em uma Comunidade Terapêutica, ambiente residencial protegido, transitório e voluntário. Possui características de relações familiares saudáveis e é livre de qualquer tipo de drogas e violência.

A Comunidade Terapêutica Nossa Senhora de Fátima está organizada para acolher pessoas que necessitam de acompanhamento terapêutico em virtude da dependência química de substâncias psicoativas.

Apesar da Comunidade Terapêutica ter sido nomeada como Nossa Senhora de F´átima, o tratamento visa a espiritualidade e não uma religião específica.

Sobre a Comunidade Terapêutica Nossa Senhora de Fátima

A Comunidade Terapêutica Nossa Senhora de Fátima está localizada no interior do município de São Marcos, na Serra gaúcha.

Possui características rurais (estilo fazenda), priorizando um tratamento baseado no contato com a natureza, com interação e cuidados com os animais, cultivo de hortaliças para o consumo no dia a dia da comunidade, entre outras atividades.

O tratamento é baseado na autonomia no indivíduo, tendo os direitos constitucionais e humanos garantidos e preservados.

Objetivos

Com a internação e permanência voluntária, o trabalho está centrado na recuperação e reinserção social. O Programa Terapêutico está estruturado para:

  • Obter a reinserção social que é a base do tratamento. Tem a finalidade de possibilitar uma perspectiva de emprego e geração de renda, auxiliando na reintegração social e nos direitos ao trabalho;
  • Oportunizar a convivência em pares, com a participação ativa dos acolhidos na própria terapia;
  • Garantir o acompanhamento técnico e eticamente orientado;
  • Possibilitar o resgate da cidadania, a fim de buscar a reabilitação física e psicológica;
  • Contribuir na transformação da qualidade de vida do sujeito em recuperação, tanto na dimensão subjetiva de cada caso atendido, quanto social.

Método

O tratamento na Comunidade Terapêutica Nossa Senhora de Fátima se baseia nos princípios do Amor-Exigente, fundamentado nos Doze Passos para Cristãos com técnicas terapêuticas de grupo:

  • Oração: compreende o desenvolvimento da espiritualidade, alicerce de recuperação;
  • Trabalho: compreende todas as atividades relativas ao funcionamento e manutenção da Comunidade Terapêutica, resgatando o prazer pelo trabalho, bem como a sua importância para a vida;
  • Disciplina: constitui-se no cumprimento de horários, compromissos, organização pessoal e comunicação adequada;
  • Ressocialização: inclusão social dentro do mercado de trabalho para desenvolver a dignidade e a possibilidade de criar novas expectativas.

Oficinas desenvolvidas:

  • LID e Metrologia;
  • Padaria;
  • Exercícios físicos;
  • Ressocialização.

Programa de ressocialização

Após a conclusão do Programa Terapêutico, o acolhido tem a oportunidade de realizar um período de ressocialização que visa o fortalecimento das ferramentas à recuperação e o reforço dos vínculos familiares.

Com duração de três meses e saídas intercaladas, uma semana em casa uma semana na Comunidade Terapêutica, o acolhido passa a assumir responsabilidades no Programa Terapêutico.

Programa de estágio

Após a conclusão do Programa de Ressocialização, o acolhido tem a oportunidade de realizar um período de estágio que visa o exercício do processo de aprendizagem teórico-prático que envolve a aquisição de habilidades preparando-os para assumirem ou não o cargo de orientador social.

O acolhido participa ativamente junto a equipe de todo o processo de trabalho. A duração é de três meses ou conforme a necessidade da equipe.

Famílias

A Comunidade Terapêutica organiza uma visita mensal da família ao acolhido após os primeiros 30 dias de internação. As visitas são realizadas todos os segundos sábados de cada mês, das 9h às 17h, sendo requisito para visitação a apresentação de quatro comprovantes de reunião de entre-ajuda.

Esse espaço é também direcionado ao trabalho com as famílias, que muitas vezes encontram-se em posição de codependência. O papel da família é essencial na vida do sujeito que busca a recuperação.